quinta-feira, 9 de junho de 2011

Kill Me I - Greve dos Professores

 É junho e você está em um pleno dia de semana dormindo até as 11 da manhã e só sendo acordado com alguém te cutucando e inssistindo: "acorda pra almoçar critaura!". Você não tem nenhum nariz fungando, nariz quebrado, perna torcida, e nem leucemia. Você está saudável, e não, eu não estou falando nos dias que você se faz de doente pra a sua mãe e simula uma hemorragia nasal com ketchup pra faltar aula. Estou falando de uma coisa que infelizmente não só afeta as redes estaduais e os correios: greve.
  Se você se considera uma pessoa inteligente e gosta de greves, eu digo que você é um jumento uma pessoa nem tão inteligente assim que não repara que greve sempre dá em merda caquinha. Razões? Muitas. Primeiro, eu não sei porque, mas os professores parecem sempre voltar mais "inspirados" dessas greves. Acho que eles voltam felizes com os reajustes e para celebrar da maneira mais doce possível nos entopem de trabalhos, e eu estou falando daqueles bem cabulosos com direito a normas da ABNT e introdução e conclusão. E outra coisa, porque no fim, a gente perde aquele sábado que estava reservado para dormir a manhã inteira e ir com o povo para o típico cineminha à tarde somente para ficar na escola ouvindo aqueles mesmos discurosos de "prestem atenção! perdemos tempo com a greve e agora vocês tem que acelerar o conteúdo!" e fazer você querer se matar. Bem, a gente tem que se conformar no fim. Poderiamos estar em casa dormindo ao invés de ver aulas chatas mas...Bem, não dá pra fazer tudo o que a gente quer né?

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A Borboleta

    

   Para quem está com medo, para quem está aflito, pra quem só precisa de um empurrãozinho. Porque ninguém está realmente só, e porque tudo é universal. Sofrer também. Então, levante-se e vá à luta.

A Borboleta

Sempre lembre: não é de vitórias, e sim de batalhas que se faz a vida. Haverão dias ruins, onde você terá saudades dos seus pesadelos. Haverão dias onde o inimaginável acontecerá. Haverão dias onde verá tudo o que TINHA que dar certo, valendo TODAS as expectativas, mas vai tudo para o cano. Dá errado, mas tudo se supera.
Mude, corra atrás dos sonhos, são impossíveis mas e daí? Quem não vai atrás perde muito mais do que quem não tenta; saia da rotina, o habitual é um saco. Esquece os medos, não pensa no futuro, viva o momento e o resto é conseqüência. Ouse, use, abuse, corra atrás que quem acredita sempre alcança e fé move montanhas. Seja feliz porque no fim felicidade é tudo o que nos faz viver e querer continuar.
              Lute, nunca desista, ignore os outros, não faça planos e se ame. E brilhe, mais do que qualquer estrela no céu. Faça o ano ser seu, entre no casulo e saia uma linda borboleta, por mais brega que isso seja.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Voltando de Novo

 
  Primeiro dia de aula é no geral, um dia cheio de emoções, começando pelo sentimento feliz que temos ao descobrir que vamos ter que voltar a acordar cedo depois da temporada onde você só ia dormir quando o sol nascia e só acordava quando o almoço já estava frio. Algumas emoções vem porque você pensa "#$%%@*&! Acabaram as férias" e fica bem mau-humoradinho. Outras porque quando você entra pelos portões recém-pintados depois de tanto tempo e encontra todos os seus conhecidos por lá, você realmente se emociona e dá a vontade louca de abraçar todos eles, a não ser é claro, quando aquela coisinha chata da coordenação aparece e pergunta bem rabugenta: "Você não tinha que estar em sala não?" E você dá aquele sorrisinho mau educado, deixa seu amigo(a) de lado e se vira, mandando-a mentalmente para um lugar fedido com palavras bem mau educadas.
  Quando você entra na sala é sempre ótimo, conhecendo assim um ambiente novo. Só é irritante quando o ar condicionado tá quebrado e você tem que fazer aqueles lequezinhos de papel que na verdade não servem nem pra jogar na cabeça de alguém se abanar direito.  Ah, e é legal também ver os novatos acuados num canto caladinhos e sem fazer nada e como eles ficam felizes quando você começa a conversar com eles. Só dá peninha quando o professor de matemática começa a mostrar os conteúdos que vão ser dados durante o ano e eles começam a ficar estressados como hamsters na rodinha de correr. Também é chato ver o quão frustrados eles ficam quando descobrem que educação física tem prova no nosso colégio. Também, né? Não tiro a razão...
  Professores novos e velhos se juntam naquele complôzinho onde você sempre divide o Eixo (malvados) e dos Aliados (legais). Claro que o Eixo são aqueles que passam tarefas maiores que o ENEM e só fazem prova surpresa e os Aliados são aqueles que nem te incomodam e deixam você dormir na aula e ficar passando bilhetinho tranquilamente. O infeliz da coisa toda é que o Eixo é sempre maior e mais influente do que os Aliados...Hum, o colégio não tem nada haver com a Segunda Guerra Mundial, no fim das contas. Vamos limitar as comparações por aqui.
  Bem, no final do dia, você tem vontade de se mutilar violentamente quando descobre que a segunda-feira começa logo com duas aulas seguidas de Química no primeiro horário ou então que nesse mesmo dia você vai ter um pós-horário que ocupa a tarde toda e só acaba às cinco da tarde. E depois vem os dois simulados valendo nota, as notas de comportamento as regras mais rigorosas do que no ano passado e outras coisinhas que te fazem querer arrancar os miolos fora.
  Escola é uma coisa estressante, por causa dela você fica com olheiras, com sono o tempo inteiro e ainda tem que pegar aquele delicioso ônibus no calor da tarde com aquela criatura que não conhece bem a palavra desodorante sentada bem ao seu lado pra poder voltar pra casa. Mas quando a gente volta, vê aquela bagunça toda, a coordenadora a ponto de engolir aquele capetinha da quinta série no meio do corredor e os amigos com quem a gente praticamente só se comunicava por MSN durante as férias inteiras, aí a gente pensa que talvez, lá no fundo, as férias deixam a gente com saudade da escola...Ou não.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ano Novo, Vida Nova

  

  Quando o ano velho passa, muitos ficam felizes porque uma nova fase vai começar, ou porque finalmente vão sair daquele ano chato que foi o anterior. Muitos ficam receosos, com medo do futuro, pois um novo começo muitas vezes vem com incertezas, inseguranças e o medo do desconhecido é uma das assombrações que assolam a essência humana.
   Mas temos sempre que nos lembrar de que o inovar é preciso, e essencial, e apesar de o ano passado para alguns ter sido do cão insatisfatório, como foi o meu, a gente sempre pode esperar um ano melhor, e um mundo melhor onde chiclete mão esteja mais por aí para grudar em nosso sapato, professores não nos vejam colando e onde aquela menina gata ou aquele gatinho deem bola pra nós. E aquela pirralha chata pare de nos encher o saco.
  Ano novo, vida nova, com paz, esperança e felicidade. Com uma atraso quase injustificável, desejo a todos um 2011 ótimo e que começe com bons fluidos e pé direito e que seja para todos bom como espero que seja para mim.